Orenz

Naming | Identidade Visual

Naming

Desafio

A oportunidade de trabalhar na criação de nome para academia nos rendeu um surpreendente desafio, uma vez que academias de um modo geral possuem nomes óbvios e relativamente parecidos. Para o projeto em questão, entre outros ítens, tínhamos como certeza a premissa de que todos os aparelhos da academia seriam preto e laranja. Sendo assim, de alguma forma, era necessário tirar proveito e trabalhar a favor deste ponto.

Proposta

Para emergir do oceano de nomes relacionados diretamente ao tema, que somente se alternam na busca de diferenciação, decidimos partir para a criação de um nome exclusivo. E assim tornar o nome (primeiro item de uma marca) único em seu segmento. Após passar por dezenas de opções chegamos a três finalistas e Orenz prevaleceu.

De pronúncia “Órenz”, o nome foi criado a partir da palavra inglesa ‘‘orange’’. Da fruta temos um comparativo mais saudável de cuidar da saúde e da cor a vibração da energia ao praticar uma atividade física. Modificamos a parte final da palavra, o que tornou a pronúncia mais forte e imponente, além de única no segmento.

 

 

Identidade Visual

Desafio

Para a Identidade Visual, era preciso agora traduzir visualmente os conceitos inicialmente estabelecidos. O perfil da empresa pedia uma leve sofisticação. A Orenz é uma academia com foco na família, era necessário fugir da tradicional imagem de homens e mulheres muito fortes. Ao mesmo tempo era preciso transparecer simplicidade e fácil leitura, já que estávamos lidando com um nome novo.

Proposta

Sendo assim, optamos por trabalhar um símbolo para que a médio prazo pudesse ser facilmente associado à marca. Nele exploramos a inicial "O" unificado à ideia de movimento, de modo que apresentasse o movimento circular sendo finalizado da esquerda para a direita, debaixo pra cima. Reforçando a ideia de movimento e tornando o símbolo "positivo". A tipografia construída, possui largura fixa e terminações na diagonal que trabalham simplicidade e movimento sucessivamente. Além de serem levemente quadradas trazendo assim força para o logo. No complemento visual, trabalhamos forte a ideia de movimento e energia, ele traduz o slogan criado (Desperte a energia em você.) Trata-se de linhas fluida que mudam de espessura e ao passar "elevam o nível de energia".